Prévia de queda do PIB poderá ser de 15,1% em um ano, segundo o Banco Central

Foi divulgada pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), uma prévia informal do Produto Interno Bruto (PIB). O PIB teve uma queda significativa no mês de abril: 9,73%, em relação ao mês de março. As informações são do Banco Central. Este resultado negativo é reflexo da pandemia do coronavírus, que afetou a economia mundial, com fechamento de empresas de diversos setores.

Comparando com abril de 2019, a queda foi alarmante, com 15,09%. Isso faz com que o indicador tenha baixa acumulada de 4,15% de janeiro e abril e de 0,52% nos últimos 12 meses (até abril).

Reflexos da pandemia do coronavírus

Com reflexos positivos no início de 2020, a economia brasileira foi afetada em cheio pela pandemia do coronavírus. A produção da indústria do país caiu 18,8%, em relação a março. Já as vendas no varejo tiveram queda de 16,8% no mês de abril, e o volume de serviços caiu 11,7% em comparação ao ano de 2019.

A economia brasileira, poderá ter queda de 7,4% neste ano, segundo a previsão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Com informações de UOL.