Como o agronegócio pode fazer a economia de Santa Catarina reagir meio a crise
A pandemia do coronavírus trouxe uma crise para a economia nacional. Os estados estão sentindo o déficit econômico em vários segmentos. Mas, o agronegócio é um setor fundamental para fazer com que Santa Catarina possa recuperar o equilíbrio a médio – longo prazo.
No primeiro trimestre de 2019, o agronegócio no estado respondeu por 67% das exportações em Santa Catarina. De acordo com a Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina), o estado esta exportando frango para 180 países e carne suína para 60.
“Por conta da peste suína africana, a China aumentou as importações e praticamente estamos mandando tudo o que temos”, conta o vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri.
Em 2019, o agronegócio representou 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, teve um crescimento de 3,8% no ano passado. Seja na proteína animal ou nos grãos, Santa Catarina se destaca nas exportações. E isso, ajudará e muito a economia a chegar em um patamar mais estável.
Com informações de: ND+

