O que é contabilidade tributária?
Todas as empresas instaladas no Brasil, independente de seu porte, têm obrigações tributárias a cumprir e, para mantê-las em ordem, precisam contar com a contabilidade tributária (também conhecida por contabilidade fiscal). Ela é responsável pelo recolhimento e gerenciamento dos tributos de uma organização.
Além de gerenciar os pagamentos dos impostos, o responsável pela contabilidade tributária deve definir as melhores estratégias de gerenciamento. Se uma empresa pagar mais impostos do que precisa, por exemplo, o negócio pode ser inviabilizado a longo prazo.
O primeiro passo é escolher um regime tributário. No momento desta escolha, o que se busca é fazer com que a empresa tenha mais possibilidades de ficar quites com os órgãos governamentais, pagando o mínimo possível dentro da lei. Isso se chama elisão fiscal: quando se usam os próprios regulamentos para pagar menos impostos e continuar as operações dentro da legalidade.
São muitos os tributos em vigência no Brasil, cobrados pela União, pelos Estados e municípios, e há praticamente uma normatização para cada tipo de tributo. Mesmo impostos idênticos podem ser cobrados de forma diferente. Por exemplo, o Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS), uma taxa estadual, é cobrado de uma maneira em São Paulo e de outra maneira no Acre.
Tudo isso torna o gerenciamento por parte das empresas mais difícil e institui a necessidade de um profissional da contabilidade especializado, que vai cuidar para que todos os impostos devidos sejam devidamente pagos. Quer saber mais sobre este assunto? Entre em contato conosco e vamos conversar:
(47) 3145 9999
www.epoca-cont.com.br

